LABHacker 

LABHacker?

O Laboratório Hacker é o laboratório de inovação cidadã da Câmara dos Deputados, que há 10 anos desenvolve projetos colaborativos e experimentais nos eixos transparência, participação social e cidadania. O LABHacker também tem o objetivo de articular uma rede entre parlamentares, servidores públicos, hackers cívicos e sociedade civil que contribua para a cultura da transparência e da participação social por meio da gestão de dados públicos.

Nossos eixos

Participação

O LABHacker estimula o desenvolvimento de ações e ferramentas que ampliem a participação social no processo legislativo. Foi o idealizador do Portal e-Democracia da Câmara dos Deputados, que apresenta diversos modelos de participação - como interação em audiências públicas e edição colaborativa de projetos de lei -, além de um painel com números da participação na Câmara: o e-monitor.
De código aberto e totalmente gratuito, o Portal e-Democracia já é utilizado por centenas de órgãos e entidades no Brasil e em outros países.

Transparência

Incentivamos o desenvolvimento de aplicações digitais que permitam a visualização mais intuitiva e simplificada das informações legislativas. Produzimos ferramentas em código aberto e as liberamos no GitHub para aperfeiçoamento e uso do software sem custos por outros órgãos públicos. Implantamos colaborativamente o portal Parlamento Aberto, que inspira outras casas legislativas em vertentes de transparência, participação e controle social. Também desenvolvemos experiências inovadoras para aumentar a compreensão dos cidadãos sobre o trabalho legislativo e as votações da Câmara.

Experimentação

O LABHacker é um espaço de liberdade para experimentos e aprendizagem, onde o erro é permitido em busca da inovação, do olhar fora do convencional. Aqui realizamos testes de usabilidade para produtos e serviços, sempre com foco no interesse do cidadão. Também experimentamos ferramentas e debatemos o uso de novas tecnologias para disseminar as melhores práticas.

Colaboração

O LABHacker trabalha em colaboração com uma rede de desenvolvedores e de ativistas cívicos, tanto para melhorar seus projetos e ferramentas quanto para ampliar a participação social e a transparência no Legislativo. O trabalho colaborativo está no planejamento inicial das atividades; na troca de informações e expertise; e na facilitação de processos para aumento da transparência e da participação. Todas as experiências e novos insights são documentados em nosso Medium. 

Inspiração

Também realizamos eventos e atividades com especialistas e pessoas inspiradoras para trocar a cultura da burocracia e zona de conforto pela inovação no serviço público; disseminar casos de sucesso nas mais variadas áreas; além de falar sobre cidadania e tecnologia para diferentes públicos com nossos LabTalks quinzenais.